quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Divina Providência desfilará esta sexta

Antiga sede do Divina será tombada como patrimônio cultural
Por conta das fortes chuvas que vêm assolando o município de Itabuna, o Colégio Divina Providência, que havia preparado um grandioso desfile em comemoração ao seu aniversário e ao centenário de Itabuna, adiou de sexta-feira (30) para esta sexta (06) o desfile da escola.

Idealizado pelo Monsenhor Moisés juntamente com os membros da Sociedade São Vicente de Paulo em 08 de abril de 1924, o Colégio Divina Providência atendeu por muitos anos as filhas dos coronéis de cacau da região que não mais desejam ver suas filhas estudando longe de casa – em Salvador.

Desfile
O desfile significa a finalização de um projeto que iniciou em 2009 – “Olhares de Um Século” -, envolvendo professores e alunos numa extensa pesquisa da história de Itabuna.  Terá como objetivo de recontar a história dos 100 anos da cidade e de homenagear as personalidades que constroem e construíram Itabuna.

Alas
Ala 01 – Retrata o principio da História : com carro alegórico mostrando o desbravamento da cidade e sua fundação. Fará alusão a formação do povo grapiúna e os tipos humanos dos quais são compostos: O negro, o índio, os sírios-libaneses, os sergipanos.

Ala 02_ O cacau. Essa ala conta a história da cultura do cacau sob a qual se ergueu a cidade de Itabuna. A CEPLAC ficou responsável por essa belíssima ala.

Ala 03– O Rio Cachoeira: A cidade nasce ao redor do Rio que é fonte de riqueza e vida. Nessa ala, o colégio aproveita para chamar atenção para a questão ambiental e a degradação do rio.

Ala 04_ A educação: Essa ala homenageia o Divina Providência por ser a 1ª escola particular da cidade e trouxe um momento muito especial: O reencontro dos ex alunos (alguns virão de fora para prestigiar o evento). Terá também a participação dos educadores que marcaram e marcam a educação da cidade.

Ala 05 Política. Faz uma Homenagem aos homens políticos que ajudaram a cidade a crescer e a prosperar. O prefeito Capitão Azevedo e outras autoridades políticas desfilarão nesta ala.

Ala 06- Cultura e Arte. Homenageia os grandes artistas grapiúnas, e conta com a participação da escola de musica Clave de Sol, Ballet Tchu e Cia, Clube do Poeta, Cantores de Orfeu e com a representação de artistas, poetas e escritores da cidade.

Ala 07- Festas e Folguedos- Remontará as festas da cidade: Os antigos carnavais, o São João, entre outros.

Ala 08 – Faz menção ao padroeiro da cidade, as religiões com suas representações mostrando que somos um povo de Deus. Algumas igrejas serão representadas com a presença de membros: Igreja católica, Igrejas Evangélicas, religiões de matrizes africanas, transformando esta ala num verdadeiro ato ecumênico.

Ala 09 – Homenageará a Imprensa e a sua evolução em 100 anos da cidade.

Ala 10 – O Futuro e a comemoração da cidade. Essa ala trará a alegria das crianças como a representação do futuro da cidade e trouxe um grande bolo em alusão a comemoração do aniversario da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É a sua vez de participar