domingo, 12 de setembro de 2010

Sofia Coppola vence o Leão de Ouro


A diretora americana, Sofia Coppola, 39 anos, venceu neste sábado o Leão de Ouro da 67ª edição do Festival de Veneza, pelo filme "Somewhere" sobre a crise existencial de um ator de Hollywood.

O presidente do júri da Mostra, o cineasta americano Quentin Tarantino - que foi namorado de Sofia Coppola - falou "das qualidades artísticas" do filme "que nos encantou desde a primeira cena".

Também foi dado um Leão de Ouro "especial" ao produtor e diretor americano Monte Hellman, 78 anos, uma figura do cinema independente dos anos 1970 e 1980, "pelo conjunto de sua carreira".

O Leão de Prata para melhor direção foi dado ao espanhol Álex de la Iglesia, 45 anos, por "La Balada Triste de Trompeta", um retrato delirante sobre o franquismo e as duas Espanhas.

O Prêmio Especial do Júri ficou com o polonês Jerzy Skolimovski por "Essential Killing".
O papel de fugitivo afegão deportado à Europa central neste filme valeu ao americano Vincent Gallo o prêmio de Melhor Interpretação Masculina.

O prêmio de Melhor Interpretação Feminina foi para a francesa Ariane Abed, que interpreta Marina em "Attenberg", o segundo filme da diretora grega Athina Rachel Tsangari.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

É a sua vez de participar