segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vercil Rodrigues é eleito para a Academia de Letras de Ilhéus

A Academia de Letras de Ilhéus (ALI) elegeu seu mais novo imortal, trata-se do jornalista e escritor Vercil Rodrigues, que foi eleito na tarde do dia 20, para ocupar a Cadeira de nº 21, que tem como patrono Francisco Borges de Barros e fundador Paulo Cardoso Pinto. A vaga estava aberta desde o mês de maio de 2010, com a morte do poeta Edgar Pereira Souza que a ocupava. 

Idealizada pelo poeta ilheense e seu primeiro presidente Abel Pereira, a Academia de Letras de Ilhéus, foi fundada em 14 de março de 1959, nos moldes da francesa, em que também se inspirou a Academia Brasileira de Letras, tendo como objetivo a cultura da língua e da literatura nacional nas suas relações com as ciências e as artes. 

A ALI é composta por escritores, jornalistas, juízes, promotores, desembargadores, procuradores, juristas, advogados, historiadores, professores, poetas, dentre outros. Sendo presidida pelo escritor e sociólogo Arléo Barbosa, que recentemente foi reeleito para o biênio 2011/2012. 

O acadêmico - Vercil Rodrigues é formado em História, bacharel em Ciências Jurídicas e fundador do grupo Direitos (jornal, revista, site e editora), tem dois livros lançados Breves Análises Jurídicas e Análises Cotidianas (Direitos editora) e no último dia 4, junto com mais seis intelectuais fundaram Academia Grapíuna de Letras (AGRAL), a primeira academia de letras da Itabuna, onde tornou-se vice-presidente. 

A posse de Vercil Rodrigues acontecerá no dia 5 de maio, às 18h30min na sede da Academia na Rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, Centro de Ilhéus, quando ele estará aniversariando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É a sua vez de participar